25.12.04

PRENDA DE NATAL

(a pedido de alguns amigos que tiveram a oportunidade de saborear o lírio na passada 5.ª feira, aqui se partilha a receita. As quantidades foram definidas a posteriori, pois isto de cozinhar implica sempre improviso)


LÍRIO ASSADO PARA OS AMIGOS

Ingredientes:

1 lírio q.b. para o número de amigos que vamos receber
2 cebolas
2 cabeças de alho
1 garrafa de vinho branco
400 gr de tomatada
água
1 ramo de salsa
150 gr de manteiga
sal grosso


Modo de fazer:

Vai-se ao mercado do peixe pela manhã para podermos escolher o peixe ideal nas valências tamanho, espécie e frescura. Manda-se escamar, cortar as barbatanas e a cabeça e fazer uns cortes no sentido transversal. Paga-se e leva-se para casa.

Coloca-se o peixe no tabuleiro ou travessa de ir ao forno e tempera-se com o sal, introduzindo-o nos cortes e em volta. Deixa-se repousar até à hora de ir ao forno.

Descascam-se e cortam-se as cebolas às rodelas e descascam-se e cortam-se os dentes de alho em lâminas.

Antes de ir ao forno, barram-se os cortes com metade da manteiga e introduz-se-lhes o alho. Coloca-se o resto da manteiga aos cubos, a cebola e a salsa no interior do peixe e à sua volta. Dissolve-se a tomatada com metade do vinho e junta-se-lhe.

Leva-se ao forno a assar.

Junta-se o restante vinho a igual quantidade de água e guarda-se para ir regando o peixe, à medida que o molho evapora.

Quando estiver assado retira-se do forno e serve-se de imediato acompanhado com batata doce - essa receita será aqui colocada pela Luna.


Sem comentários: